Você sabia que no motor, a sonda Lambda tem função de exame de fezes?!
Como assim?? ?
Calma, calma que já vou lhe explicar…
O nome já diz, sonda…. Logo, vai avaliar algo, sondar (kkkk). Foi péssima a comparação né, mas tudo bem.
A Sonda, Sensor de Oxigênio ou Sonda Lambda está no motor do carro, mais especificamente posicionada na descarga, ou na saída do coletor de descarga, com o objetivo igual ao de um exame de fezes, ou seja, avaliar o que acontece dentro do motor / ser humano, por meio da resultante na saída (rsrs).
Mas vamos lá!! Sei que você deve estar se perguntando, agora sim essa mulher endoidou pra explicar sobre mecânica… Calma, tudo irá fazer sentido!

Sensor de Oxigênio ou Sonda Lambda (Λ ou λ)
No motor, esse exame/análise acontece simultaneamente com outras análises de outros sensores. A famosíssima: “Sonda Lambda” fica localizada na saída dos gases da descarga, na saída do coletor de escape e tem como principal objetivo, analisar a quantidade de oxigênio que sai na descarga do veículo. Isso porque ela mede se a queima do combustível dentro do cilindro (motor) foi boa ou não. O que influencia diretamente no consumo de combustível e também na emissão de poluentes.
Opa?! Ouvi dizer C.O.N.S.U.M.O D.E C.O.M.B.U.S.T.Í.V.E.L ???
Isso mesmo!!! Agora você vai ler essa matéria com mais atenção. (hahahaha)
Hoje nos veículos mais novos, temos 2 sondas, uma pré-catalizador e outra pós-catalizador. Isso porque a todo momento elas monitoram a qualidade da “fumaça” que sai na descarga. Se está saindo combustível cru, ou seja, mais combustivel do que ar, chamamos isso de mistura rica, ou se acontece o contrário, menos combustível e mais ar / oxigênio = a hidrocarbonetos (estrutura química do combustível), chamamos de mistura pobre. Nesse caso a sonda informa o erro rapidamente a central de injeção (cérebro do motor), que na mesma hora corrige a quantidade injetada de combustível. A todo momento vão acontecendo essas correções, por isso, qualquer falha nesse sensor, ou próximo dele impacta no consumo de combustível.

Sonda próxima do catalizador
Mas atenção! Tome cuidado quando você vai na oficina reclamando de consumo de combustível e…. páhhh! Lá vem a culpa na coitada da sonda lambda. Isso acontece porque a Sonda é só mais um dos sensores que colaboram para entender o que está acontecendo dentro do motor, nesse caso, no consumo de combustível. O técnico/mecânico tem que saber avaliar os parâmetros dos outros sensores junto da sonda lambda, testar a sonda em bancada, medir, para assim atestar que é o seu mau funcionamento. Acontece que muita gente não sabe avaliar corretamente e vai condenando a coitada da sonda. Por isso, fiquem de olho!!
Atenção a nomenclatura:
Não é Sonda LAMBIDA tá gentem!!!
O nome Lambda não tem nada haver com lambida!!! Logo se ouvir algo assim, corrija!! O correto é sensor de oxigênio ou sonda lambda.
Lambda, vem do simbolo grego Λ ou λ que representa uma grandeza física, ou melhor um coeficiente.
Gostou da matéria? Compartilhe, curta e mande comentários…. Gostamos de saber o que está achando do nosso jeito divertido de escrever e ensinar.
Até o próximo post 😉 ??
Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher
show less
Sem Comentários
Deixe seu comentário