- Homepage
- Oficina Amiga da Mulher
- Qual a diferença entre o pneu e o sapato? Você sabe?
Qual a diferença entre o pneu e o sapato? Você sabe?
Nenhuma!
Quem nunca passou em uma poça d´água, piso liso ou pavimento e deu aquelaaa escorregadaaaaa ?. Tipo Núhhhh (como falam os mineiros)!
https://media.giphy.com/media/3fZAEQTm3pK7K/giphy.gif
Pois bem ninguém quer sair por aí se machucando e pagando mico né!
A mesma coisa vale para os PNEUS, isso mesmo! (rs)
Eles são comos sapatos, fazem barulho engraçado em alguns tipo de piso e seguram aquela freada durante um inesperado obstáculo. E tem mais, influenciam diretamente na economia de combustível e no controle e estabilidade do veículo.
Achou pouco os motivos para dar valor a eles??? ?
Borá lá que te conto mais. ?
Todo veículo tem especificado pelo fabricante o tipo do pneu, suas dimensões e a pressão correta para calibração (ato de encher o pneu de ar). Fique tranquilo que você não precisa saber valores e dados de cabeça. A única coisa que precisa fixar é que é necessário calibrar os pneus e verificar o estado deles com mínima frequência. Gente, tá tudo no manual do carro, (o famoso manual de uso e manutenção, que por lei, ou melhor, deveria ser lei que ele estivesse no porta-luvas do seu veículo). O que você precisa saber é como e quando cuidar deles, então lá vão às dicas:
- Verifique visualmente o estado dos pneus. Se estão se desgastando mais de um lado ou de outro, se tem presença de bolhas e, se percebe que a direção está puxando. Se essa estiver então vai precisar alinhar o veículo e aí vem junto o tal do balanceamento (falamos mais sobre isso nos próximos post);
- Verifique o TWI, índice de desgaste do pneu, que nada mais é que um filete de borracha que se situa na transversal do sulco do pneu (tem uma setinha indicando a localização). Quando o desgaste chega até esta borracha, a troca deverá ser realizada o quanto antes. Continuar circulando com pneus com desgaste até o TWI gera multa e apreensão do veículo. Além daquele escorregão em pisos sem aderência, a famosa aquaplanagem que adora esse tipo de pneu desgastado.
- Calibre os Pneus 1x por semana ou cada 15 dias conforme sua rotina;
- Sempre calibre os Pneus frios, ou seja, vá no primeiro posto próximo da sua casa ou na volta do trabalho. Tem que estar frio.
- Calibre com a pressão CORRETA nem a mais para jogar o restinho para o Santo e nem de menos para o carro ficar colado no chão.
As fábricas estimam que 10% abaixo da indicada significará redução de 5% na vida útil. Se estiver 20% abaixo do ideal, a expectativa de vida cai 16%. Rodando 30% mais murcho, ele pode durar 33% a menos. Consegue perceber que andar com a pressão correta você economiza pneu (rende mais, igual colocar água no feijão).
Além de economizar é uma questão de segurança.
Até o próximo post 😉 ??
Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher
Acesse o nosso site e conheça o projeto: http://www.oficinaamigadamulher.com.br
Sem Comentários
Deixe seu comentário