Qual a diferença entre fritar pastel e o óleo do motor? admin 9 de abril de 2018
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Qual a diferença entre fritar pastel e o óleo do motor?

2 de abril de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
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Nenhuma! (rs)

(Já perceberam que adoro, comparar o cotidiano com a mecânica do carro, né?!

A realidade é que não tem diferença entre fritar pastel e a troca (a manutenção) do óleo do motor.

“Como assim?” É o que você deve estar pensando, escritora louca (hahahah – ri alto aqui), mas vamos lá! Te garanto que vai entender e gostar.

Vamos começar entendendo o processo de fritar um pastel 😉

https://blog.oficinaszfprotech.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Fritando_pasteis_na_feira.mp4

O óleo da fritadeira é como o óleo do motor, ele trabalha “a quente”, e com o passar do tempo ele se escurece, ou seja, degrada. Aí logo, você tem que trocar o óleo da fritadeira, se não, seu pastel fica com gosto ruim, certo? O mesmo é com o motor, só que o controle da troca de óleo é diferente da fritadeira. No motor, como o óleo está interno, controlamos a troca por tempo ou quilometragem. Esse negócio de pegar o óleo do motor via vareta de óleo e cheirar, sentir no dedo quando deve trocar é mito! Cuidado! O correto é fazer o controle das trocas de acordo com o manual do veículo.

Agora lembre-se, em toda troca de óleo é preciso trocar o filtro! Mas, por quê? Imaginam na fritadeira, quando está fritando pastel no fundo da panela fica umas “farinhas”, “bolinhas”, aqui em Minas Gerais a gente chama de pururuca (rsrsrs). Então, para separar o pastel dessas “impurezas” usamos a espumadeira! Isso mesmo! Ela tem a função de filtro.

No motor também tem essas “pururucas”, chamamos de limalhas de ferro. O bloco do motor em sua maioria é composto de ferro fundido ou alumínio, mas como temos peças metálicas em movimento e lubrificadas, acontece ainda o desgaste das mesmas, ou seja, pode soltar pequenos pedacinhos desse material dentro do motor, e que vão para o fundo do motor em sua maioria. Lá no cárter, fundo do motor, tem um parafuso para escoamento do óleo chamado de bujão. Essa peça é imantada (tipo imã), para atrair essas pequenas lascas de ferro que saem de dentro do próprio motor devido ao desgaste e uso. O que não vai pra lá, fica retido no filtro de óleo. Por isso a importância e relevância de se trocar o óleo e o filtro no período correto.

Mas não acaba por aqui, vamos entender porque temos que verificar o nível do óleo e completar!

O óleo também evapora dentro do motor, imagina que o mesmo trabalha com uma temperatura ideal de aproximadamente 90 °C. O vapor desse óleo é jogado para dentro da câmara de combustão, local onde ocorre a queima do combustível, para aproveitá-lo e não jogar esse vapor para a atmosfera (meio ambiente). Por isso que o nível do óleo baixa de tempos em tempos, conforme você roda com o veículo. Deu pra ter uma noção?

Agora, como e quando verificar o nível e repor o óleo do motor?

  1. Primeiro você tem que ter com calma (tempo tranquilo), pois se for necessário completar você irá precisar esperar um pouco mais, para fazer uma nova leitura.
  2. O motor do veículo tem que estar frio, isso mesmo! F.R.I.O, não se verifica o nível do óleo com o motor quente, isso porque quando o motor funciona ele bombeia óleo para todas as galerias internas do motor espalhando o óleo. E, a vareta de óleo fica no fundo do motor, no reservatório de óleo do motor (cárter), e você só consegue fazer a leitura correta do nível quando esse óleo escorreu todo por meio da gravidade para o fundo do motor. Logo, isso acontece quando o motor está frio.
  3. A verificação deve ser feita com o veículo em um piso plano, se não fará novamente uma falsa leitura.
  4. Puxe a vareta de óleo, limpe-a até a extremidade com um pano que não solte fiapos, introduza novamente a vareta e remova olhando a ponta da vareta.

 

  1. Observe que o nível do óleo tem que estar entre as duas marcações na vareta de óleo, nem muito acima e nem muito abaixo, tem que estar nesse ranger. Caso tenha dúvida de como ler, corre e pega o manual do seu carro. Lembre-se que ele é seu melhor amigo. =)
  2. Caso o nível esteja muito baixo e ainda não esteja no momento de realizar a troca do óleo, então você deverá completar. Assim, você deverá abrir a tampa do motor e colocar aos poucos o óleo novo, esperar uns minutinhos para que ele escorra para o fundo do motor (cárter). E novamente você deverá fazer uma nova leitura do nível.

Quer saber mais sobre a Oficina Amiga da Mulher? Acesse www.oficinaamigadamulher.com.br

Até o próximo post 😉 ?‍?

Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher

 

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