Qual a diferença entre fritar pastel e o óleo do motor?
Nenhuma! (rs)
(Já perceberam que adoro, comparar o cotidiano com a mecânica do carro, né?!
A realidade é que não tem diferença entre fritar pastel e a troca (a manutenção) do óleo do motor.
“Como assim?” É o que você deve estar pensando, escritora louca (hahahah – ri alto aqui), mas vamos lá! Te garanto que vai entender e gostar.
Vamos começar entendendo o processo de fritar um pastel 😉
O óleo da fritadeira é como o óleo do motor, ele trabalha “a quente”, e com o passar do tempo ele se escurece, ou seja, degrada. Aí logo, você tem que trocar o óleo da fritadeira, se não, seu pastel fica com gosto ruim, certo? O mesmo é com o motor, só que o controle da troca de óleo é diferente da fritadeira. No motor, como o óleo está interno, controlamos a troca por tempo ou quilometragem. Esse negócio de pegar o óleo do motor via vareta de óleo e cheirar, sentir no dedo quando deve trocar é mito! Cuidado! O correto é fazer o controle das trocas de acordo com o manual do veículo.
Agora lembre-se, em toda troca de óleo é preciso trocar o filtro! Mas, por quê? Imaginam na fritadeira, quando está fritando pastel no fundo da panela fica umas “farinhas”, “bolinhas”, aqui em Minas Gerais a gente chama de pururuca (rsrsrs). Então, para separar o pastel dessas “impurezas” usamos a espumadeira! Isso mesmo! Ela tem a função de filtro.
No motor também tem essas “pururucas”, chamamos de limalhas de ferro. O bloco do motor em sua maioria é composto de ferro fundido ou alumínio, mas como temos peças metálicas em movimento e lubrificadas, acontece ainda o desgaste das mesmas, ou seja, pode soltar pequenos pedacinhos desse material dentro do motor, e que vão para o fundo do motor em sua maioria. Lá no cárter, fundo do motor, tem um parafuso para escoamento do óleo chamado de bujão. Essa peça é imantada (tipo imã), para atrair essas pequenas lascas de ferro que saem de dentro do próprio motor devido ao desgaste e uso. O que não vai pra lá, fica retido no filtro de óleo. Por isso a importância e relevância de se trocar o óleo e o filtro no período correto.
Mas não acaba por aqui, vamos entender porque temos que verificar o nível do óleo e completar!
O óleo também evapora dentro do motor, imagina que o mesmo trabalha com uma temperatura ideal de aproximadamente 90 °C. O vapor desse óleo é jogado para dentro da câmara de combustão, local onde ocorre a queima do combustível, para aproveitá-lo e não jogar esse vapor para a atmosfera (meio ambiente). Por isso que o nível do óleo baixa de tempos em tempos, conforme você roda com o veículo. Deu pra ter uma noção?
Agora, como e quando verificar o nível e repor o óleo do motor?
- Primeiro você tem que ter com calma (tempo tranquilo), pois se for necessário completar você irá precisar esperar um pouco mais, para fazer uma nova leitura.
- O motor do veículo tem que estar frio, isso mesmo! F.R.I.O, não se verifica o nível do óleo com o motor quente, isso porque quando o motor funciona ele bombeia óleo para todas as galerias internas do motor espalhando o óleo. E, a vareta de óleo fica no fundo do motor, no reservatório de óleo do motor (cárter), e você só consegue fazer a leitura correta do nível quando esse óleo escorreu todo por meio da gravidade para o fundo do motor. Logo, isso acontece quando o motor está frio.
- A verificação deve ser feita com o veículo em um piso plano, se não fará novamente uma falsa leitura.
- Puxe a vareta de óleo, limpe-a até a extremidade com um pano que não solte fiapos, introduza novamente a vareta e remova olhando a ponta da vareta.
- Observe que o nível do óleo tem que estar entre as duas marcações na vareta de óleo, nem muito acima e nem muito abaixo, tem que estar nesse ranger. Caso tenha dúvida de como ler, corre e pega o manual do seu carro. Lembre-se que ele é seu melhor amigo. =)
- Caso o nível esteja muito baixo e ainda não esteja no momento de realizar a troca do óleo, então você deverá completar. Assim, você deverá abrir a tampa do motor e colocar aos poucos o óleo novo, esperar uns minutinhos para que ele escorra para o fundo do motor (cárter). E novamente você deverá fazer uma nova leitura do nível.
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Até o próximo post 😉 ??
Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher
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