Entenda como faz a troca da sapata
Você sabe dizer exatamente qual é a função da sapata de freio, além de fazer a troca sem erros? É sobre isso que falaremos neste módulo. Vamos começar?
Antes de tudo, é preciso lembrar que existem dois tipos de peças: A sapata rebitadas e coladas.
As sapatas agem no momento do acionamento do pedal de freio pelo motorista. O movimento transmite força do pedal através do fluido hidráulico e do acionamento do cilindro de roda que, por sua vez, irá movimentar as sapatas de freio contra o tambor iniciando, assim, a frenagem do veículo.
Vale lembrar, que nos veículos mais novos, elas são utilizadas com mais frequência no eixo traseiro. Porém, também podemos encontrar veículos mais antigos com sapatas no eixo dianteiro.
Alguns sinais que as sapatas podem apresentar quando estão com problemas são: barulho na roda, travamento, veículo puxando para um dos lados durante a frenagem e frenagem ineficiente.
Esses sintomas podem ocasionar problemas mais sérios como vazamento do cilindro de rodas e desgastes ou quebra nos conjuntos de molas do sistema de freio.
Vamos fazer a troca?
Antes de retirar o tambor de freio, retornamos a alavanca de freio de estacionamento na posição de repouso e soltamos a regulagem do freio de estacionamento através da porca de ajustes.
Agora, retiramos do parafuso guia do tambor e em seguida, o tambor de freio para acessar a sapata e seus componentes de acionamento.
Seguimos retirando as molas da sapata. Atenção: para a mola inferior você precisa afastar a sapata para aliviar a tensão.
Após retirar todas as molas, só precisa desconectá-las do cabo de freio do estacionamento e retirar manualmente.
Com a sapata das do veículo conseguimos ver o seu desgaste e é possível possíveis contaminações por fluido de freio nas lonas. Agora, retiramos os componentes da sapata antiga e transferimos para nova.
Vamos para o processo de montagem do veículo. Conectamos a arte da sapata da alavanca de freio de estacionamento. Em seguida, conectamos a alavanca no cabo de freio e inserimos a pata. Depois de encaixada a haste, é preciso ver se a sapata está alinhada com o centro dos bens do veículo.
Encaixamos as molas anti ruído e de apoio. Em seguida, a mola de retorno da sapata e verificamos se realmente está bem aplicado. Tudo certo? Partimos para o resto das molas.
Agora, colocamos o tambor. Atenção: é muito importante verificar se as lojas não estão interferindo no tambor. Ele precisa girar livremente.
Após a substituição das sapatas, realize a regulagem do freio de estacionamento conforme as especificações técnicas do fabricante. Na maioria dos veículos com frio está tambor, existe um regulador automático. Fique atento à condição do veículo.
Aí vão algumas dicas: verifique com frequência a posição da alavanca do freio de estacionamento. O ideal é revisar o sistema de altura, se possível, a cada 10 mil km.
Não utilize tambores com o diâmetro maior que o específico. Em veículos que contém originalmente sapatas rebitados, deve se seguir a manutenção convencional. No caso de veículos com os sapatos colocadas na armação, devemos seguir o padrão original
Cuidados da manutenção: não utilize derivados de petróleo para lavar os componentes do sistema de freio. Isso poderá danificar os componentes de borracha. Lembre-se de efetuar a substituição da graxa dos rolamentos do tambor de fazer.
Sem Comentários
Deixe seu comentário