Como detectar gasolina adulterada e não sair no prejuízo?
Abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para o carro. Entre os problemas que pode gerar, estão desde os mais comuns perda de potência, rombo no bolso e contaminação do óleo!
Créditos: Freepik
O aumento no preço do combustível se tornou uma das principais reclamações dos motoristas. Hoje quando eles acham um posto onde é barato ficam até felizes, mas depois saí caro no bolso porque a gasolina era adulterada.
A gasolina adulterada é aquela que passa por um processo de alteração do seu estado original. Ou seja, é quando outros solventes mais baratos são misturados ao combustível. Entre eles está o etanol anidro, que é usado com frequência para este fim.
Não caia no erro de achar que está levando vantagem ao abastecer com uma gasolina mais barata quando, na verdade, o que você está fazendo é prejudicando seu carro.
Tá, mas quais são os riscos de usar combustível adulterado? Corrosão do sistema da injeção eletrônica, acúmulo de resíduos na admissão, válvulas e velas, comprometimento do sistema de alimentação, entupimento da bomba de combustível e bicos injetores, perda de potência, poluição do ar e ressecamento de componentes.
Vendo isso, hoje separamos algumas dicas para você detectar quando a gasolina é adulterada, são eles:
• Carro com dificuldade de partida de manhã cedo;
• Perde potência ao se pisar mais fundo no acelerador;
• O cheiro da gasolina está diferente, esquisito, parecido com acetona;
• O escapamento do carro está soltando mais fumaça do que o normal, uma fumaça geralmente branca;
• O ponteiro do conta giros do motor existente no painel oscila conforme a rotação sobe;
• O consumo fica mais alto do que o normal;
• O carro apresenta problemas nos bicos injetores e na bomba de combustível.
Para evitar ser enganado, desconfie de preços excessivamente baixos, sempre abasteça no mesmo posto, pois será mais fácil de identificar de onde veio a adulteração, escolha postos com bandeira e, ao abastecer enquanto estiver viajando, peça a nota fiscal.
Agora que você já sabe dessas dicas, vamos colocar em prática! E já sabe né? Se for fazer uma manutenção, escolha os melhores profissionais para verificar seu veículo, a plataforma Oficinas ZF [pro]Tech, contém mais de 3 mil oficinas mecânicas de qualidade. Acesse aqui, e veja a mais próxima de você e agende seu horário.
Sem Comentários
Deixe seu comentário