Carro rebaixado: entenda os perigos de fazer esse procedimento no seu veículo
Umas das grandes modas automotivas era ter um carro rebaixado. A tendência ganhou força devido o filme Velozes e Furiosos, mas entenda os perigos desse procedimento!
Créditos: Freepik
O rebaixamento é uma característica de estética automotiva muito adotada por diversos proprietários. Muitos dizem que, independente da marca e do modelo, o veículo rebaixado sempre fica mais bonito. Mas, assim como existe os amantes deste procedimento, há também aqueles que rejeitam com unhas e dentes essa ação.
No começo dos anos 2000, uma das grandes tendências no Brasil era ter o carro rebaixado. Muitos motoristas alteraram a suspensão dos seus carros para seguir as tendências que viam na TV, nos vídeo-games e no cinema da época. Quem nunca quis ter o carro igual ao do filme Velozes e Furiosos? Entretanto, seguir essa moda trouxe sérios impactos negativos para os adeptos.
O rebaixamento do veículo pode provocar perda do conforto ao dirigir e gerar riscos para a sua segurança. Um automóvel rebaixado proporciona muito mais desconforto, pois os desníveis são muito mais sentidos. Além disso, é necessário cuidado extremo ao passar por lombadas e buracos.
Quando você faz essa alteração no automóvel, não prejudica apenas o conforto dos ocupantes do carro, mas toda a suspensão do veículo, a proteção total debaixo dele, rodas, sistemas de exaustão, lataria, colunas, chassi, trincas na longarina, trincas no túnel e muitos outros componentes.
Outro problema gerado por um carro rebaixado, mas que as pessoas só percebem depois, é a dificuldade de revenda. Afinal, uma modificação dessas é muito pessoal. Não é todo motorista que vai querer um automóvel nas mesmas condições. Sem falar que quando o proprietário faz esse procedimento, ele perde a garantia total do automóvel.
Por isso, muitos motoristas tentam reverter o rebaixamento e voltar o carro às condições iniciais. No entanto, nem sempre é possível e se torna muito difícil trocar de carro.
Vale lembrar, que conduzir carros rebaixados não legalizados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é considerado infração gravíssima, o motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação e recebe uma multa no valor de R$ 293,48, além de ter o carro apreendido.
Agora que você já sabe dessas dicas, vamos colocar em prática! E já sabe né? Se for fazer uma manutenção, escolha os melhores profissionais para verificar seu veículo, a plataforma Oficinas ZF [pro]Tech, contém mais de 5.800 mil oficinas mecânicas de qualidade. Acesse aqui, veja a mais próxima de você e agende seu horário.
Sem Comentários
Deixe seu comentário