Aprenda a lavar seu carro de forma correta e sustentável
Cuidados com a aparência do veículo garantem inúmeros benefícios, como a sua valorização na hora da venda. Veja algumas dicas especiais que separamos para você!
Créditos: FreePik
“Quem ama cuida”: esse é um ditado popular que vira e mexe ouvimos, porém só quem realmente gosta de carro sabe o valor dessa frase. Nenhum motorista gosta de rodar com o veículo sujo. Além de passar uma má impressão, a poeira e a lama, entre outras impurezas, podem danificar o automóvel.
Mas o hábito dos brasileiros de lavar o carro com mangueira é um dos que mais gasta água no dia a dia: são usados cerca de 300 litros em aproximadamente meia hora de lavagem.
O tamanho desse desperdício impressiona mais ainda se considerarmos que a frota de veículos no Brasil é composta por 44,8 milhões de automóveis, o que equivale a um carro a cada cinco pessoas – dados estimados pela quantidade de habitantes do país com base em estudo publicado pelo IBGE. É um número preocupante.
O ato de lavar o carro parece simples, porém muitas vezes o motorista não tem os conhecimentos necessários sobre esse procedimento e pode danificar a pintura da lataria. Vale lembrar que o erro não está na lavagem, mas na maneira como ela é feita. Diversos procedimentos conhecidos podem causar sérios danos nos veículos e estragar em vez de limpar. Por isso, o Oficinas ZF [pro]Tech separou algumas dicas que você não pode perder, todas sustentáveis:
- Troque a mangueira por baldes: em vez de deixar a água escorrer livremente da mangueira, que tal colocar uma quantidade fixa em um balde e se limitar a usar só o que está ali? Apenas essa estratégia, que parece tão simples, já é capaz de economizar mais água do que você imagina;
- Utilize produtos de lavagem a seco;
- Armazene a água da chuva em bacias;
- Seque o carro após a lavagem: o indicado é que o carro seja seco o mais rápido possível;
- Use apenas produtos específicos para lavagem de veículos;
- Limpeza de vidros: a maioria dos produtos para limpeza de janela doméstica contém amônia, uma substância que pode danificar o para-brisas e os demais vidros do carro. Tal produto também não é recomendado para superfícies como couro, plástico ou vinil.
Não há dúvidas de que precisamos da água não apenas para sobreviver, mas também para realizar atividades do dia a dia. Entretanto, diante da crise hídrica que estamos vivendo, é preciso ficar atento para não exagerar no uso desse recurso e acabar por desperdiçá-lo.
Ah, e lembre-se: faça sempre a manutenção preventiva de seu veículo, assim você evita problemas futuros e gastos exorbitantes. Clique aqui e veja qual a Oficina ZF [pro]Tech mais próxima de você; são mais de 5.900 mil oficinas em todo o Brasil.
Sem Comentários
Deixe seu comentário