Aprenda as funcionalidades do Freio ABS TRW
Neste artigo você vai encontrar informações sobre os freios ABS TRW, as diferenças entre os sistemas e os cuidados a serem tomados na montagem!
O quê significa ABS:
ABS significa Anti-lock Braking System em inglês e em português Sistema de Frenagem Anti Bloqueio.
A função do ABS, é promover o controle do veículo em situações de baixo atrito entre o pneu e o solo, através da modulação da pressão hidráulica de frenagem, impedindo assim o travamento das rodas. O sistema ABS tornou-se obrigatório desde 2014 em todos os veículos fabricados no Brasil. Isso não muda apenas a realidade para as fábricas, mas também para as oficinas. Afinal todos os veículos que entraram na sua oficina estarão equipados com este novo sistema.
Principais vantagens:
- Mantém a dirigibilidade: Evita o travamento das rodas;
- Mantém a estabilidade direcional: Evita travamento das rodas traseiras;
- Menos distância de parada: Máxima pressão dos freios sem travamento.
E se o sistema de freios ABS parar de funcionar?
Se o ABS apresentar algum problema, o sistema de freios convencional continuará operando normalmente.
Principais componentes do sistema ABS:
- Unidade de comando;
- Unidade hidráulica;
- Lâmpadas de anomalias;
- Anel de impulso;
- Sensor de rotação;
- Chicote.
Curiosidade
Você conhece as características do cilindro mestre sem ABS e com ABS?
Sem o ABS: Ferro fundido e furo de alívio
Com ABS: Alumínio e válvula central (melhor eficiência e tecnologia)
Atenção: Não é indicado realizar a montagem de um cilindro mestre de veículos sem ABS em um veículo com ABS, isso poderá apresentar uma baixa durabilidade do cilindro mestre.
Tipos de sensores:
Sensor indutivo:
O sensor indutivo: Não precisa receber alimentação, pois são geradores por si só faz a leitura radical em relação à roda fônica.
Sensor ativo:
Necessita de alimentação externa. A roda fônica pode estar no próprio rolamento.
Qual o fluido para freios devo utilizar para um veículo com freio ABS:
Para saber qual o fluido deverá utilizar, verifique sempre o manual do veículo. Lembrando que nunca deverá utilizar o fluido para freios com DOT menor que o específico no manual.
Qual o procedimento adequado de sangria em carros com ABS?
Cada sistema requer uma sequência específica de sangria (X ou Z), seja pela configuração do circuito, seja pelo tipo de tecnologia ABS. Fazer a sequência correta garantir a melhor eficiência de sangria. Além disso, para realizar a troca do fluido, será necessário movimentar as solenoides de descarga e a eletrobomba.
Dicas importantes:
- Nunca efetuar o reparo no sistema sem desligar a bateria;
- Ao executar os reparos com a solda elétrica do veículo sempre desligar o alternador e ECU;
- É necessário remover a ECU se o veículo for colocado em estufas com temperatura de 80°;
- Nunca desligar a bateria com motor em funcionamento;
- Nunca recarregar a bateria sem desligar lá do veículo;
- Não alterar o diâmetro do pneu;
- Ao colocar a roda, tomar cuidado para não bater no sensor;
- Ao guinchar o carro: atenção ao lançar a roda com a cinta para não danificar o sensor.
Verifique sempre:
- Limpeza dos sensores e anéis dentados;
- Lâmpada de freio queimada/lâmpada com amperagem diferente do original;
- Nível do fluido para freios;
- Interruptor da pedaleira de freio;
- Fusível do ABS;
- Conectores oxidados;
- Rodas ou pneus fora dos padrões (alguns veículos podem permitir a alteração da configuração).
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