Airbags possuem prazo de validade e precisam passar por manutenção periódica
Bolsas infláveis exigem alguns cuidados especiais, duram no máximo 20 anos e devem ser substituídas depois desse prazo para continuar protegendo os ocupantes do veículo
Recomenda-se que ao comprar um carro usado, seja feita uma revisão completa neste sistema de segurança. Defeitos nos componentes podem fazer com que ele trave em caso de necessidade de ser acionado. Caso a luz de airbag (localizada no painel) fique acesa, procure uma oficina especializada. Pode ser o indicativo de alguns danos, como por exemplo, defeito nos sensores de colisão/capotamento, bolsas de pressão ou nos pré-tensionadores, podendo resultar na explosão da bolsa mesmo sem situação de acidentes. Somente através de um scanner é possível identificar em qual componente está o problema do sistema de segurança.
Atenção!
É proibido reaproveitar a bolsa após a mesma ter sido detonada. Em caso de reutilização, o sistema não terá a mesma eficiência.
Saiba mais sobre esse importante sistema de segurança, que pode salvar vidas
O sistema de airbag é uma das partes mais importantes nos componentes de segurança do seu veículo. O airbag é composto basicamente de três partes: um saco inflável de material plástico, um gerador de gás dotado de sensores com microprocessador e um sistema de disparo elétrico. Ao ser detonado, esses explosivos fazem as bolsas inflarem, protegendo o condutor no momento do impacto em uma colisão. Isso tudo acontece em um instante, geralmente dentro de 25 ou 50 milissegundos, numa velocidade aproximada de 200 quilômetros por hora. Os airbags então vão esvaziar-se sozinhos, uma vez que são acionados.
O airbag é muito eficiente para a segurança do condutor, desde que seja usado com o cinto de segurança.
Alerta!
A bolsa inflável do sistema de airbag é bem grossa, pois se trata de um material que deve suportar uma carga explosiva em caso de acidente e ao mesmo tempo proteger o condutor. Há um aquecimento da bolsa pelo impacto, então em um acidente com o acionamento do sistema, pode acontecer do motorista e passageiro sofrerem arranhões ou queimaduras pela junção da temperatura com a grossura do material. Por isso é imprescindível o uso de segurança.
Como o sistema é acionado?
Para o sistema funcionar, existe uma central eletrônica (módulo) que controla todos os disparos. Esse módulo fica geralmente no centro do carro e possui internamente um desacelerômetro, ou seja, ele mede a desaceleração do carro. Quando o impacto chega a certo nível, o módulo ativa os explosivos, ativando assim o sistema de produção.
Sofri um acidente e o airbag não foi acionado
Quando há uma colisão e o sistema de airbag não é ativado, significa que não foi necessário o seu uso, pois o impacto não foi forte o suficiente para ativar seus explosivos e as bolsas de ar se inflarem.
Possuir airbag é lei
O airbag passou a ser obrigatório em carros fabricados no Brasil desde 2014: LEI Nº
11.910, DE 18 DE MARÇO DE 2009.
Sem Comentários
Deixe seu comentário